A adolescência é a etapa da vida por excelência da transformação. Nesta fase de mudanças (físicas, cognitivas, emocionais e sociais) o adolescente depara-se com uma série de escolhas que definirão o seu futuro, dentro delas, a profissional.

Nesta escolha, o adolescente não opta só pelo percurso académico/formativo ou por uma atividade de trabalho, mas também por um estilo de vida, rotina e ambiente, ou seja, decide não só o que quer fazer, mas o que quer ser.

Sabe-se hoje que existem várias determinantes psicológicas que, de uma forma dinâmica, influenciam a escolha vocacional: maturidade vocacional, inteligência (cognitiva e emocional), interesse, valores, necessidades, traços de personalidade e autoconceito. Torna-se crucial que este processo de tomada de decisão seja consolidado com informações sobre as aptidões e interesses pessoais, as opções disponibilizadas pelas instituições de ensino e formação e as vantagens e desvantagens que cada percurso acarreta.

Importa referir que este processo não é estanque, ou seja, ao escolher determinada área de estudos/formação no 9º ano, todo o percurso que o jovem fizer até à entrada no mundo profissional irá consolidar essa primeira escolha ou mudá-la. Não há um caminho certo e único e é sempre possível reformulá-lo.

Não sabes muito bem qual o caminho a seguir?

Nós disponibilizamos-te apoio, para que possas encontrar a tua vocação!

Destinatários: Jovens dos 16 aos 30 anos de idade.